quarta-feira, 24 de outubro de 2012



 IDÉIA FILOSÓFICA SOBRE A 

CONSTITUIÇÃO DA MATÉRIA 

   Na Grécia Antiga, por volta de 624 a 558 a.C., em uma cidade chamada Mileto, onde hoje é a costa oeste da Turquia, havia um homem muito sábio chamado Tales, considerado o primeiro de todos os filósofos gregos. Um dia Tales começou a refletir:

Fonte: http://www.filosofianaescola.com.br/

    Até que chegou em uma conclusão!


    Algum tempo depois, por volta de 585/528 a.C., Anaxímenes conhecedor das filosofias de Tales ...


Fonte: http://www.filosofianaescola.com.br/

    Depois de Tales e Anaxímenes, veio mais um Filósofo chamado Heráclito, por volta de 540/570 a.C., tinha outra ideia sobre a composição das coisas, dizendo:




Tudo é feito de fogo, tudo está em transformação constante, essa é a essência do mundo. O principal agente de transformação da natureza. Fonte: http://www.filosofianaescola.com.br/

    Em 490/430 a.C. Empédocles, acreditando que o mundo era constituído de mais de um elementos disse:


Fonte: http://www.filosofianaescola.com.br/

     Partindo do raciocínio de Empédocles, outro filósofo grego, Aristóteles (384 a.C/ 322 a.C), introduziu um quinto elemento na qual acredita ser o constituinte dos corpos celestes, o éter. Aristóteles acreditava que com todo o universo material formado de água, ar, terra e fogo, com suas quatro qualidades, frio, calor, secura e umidade se poderia formar todos os tipos de materiais existentes, inclusive o homem.

Fonte: imagem modificada http://www.filosofix.com.br/blogramiro/?p=21


     Em contrapartida outros dois filósofos gregos Leucipo e Demócrito, acreditavam que a matéria era constituída por pequenos grãos indivisíveis, iguais aos grãos de areia, mas isso foi deixado de lado.
Fonte: www.filosofianaescola.com.br


    Dessa ideia de Aristóteles partiu o raciocínio de que se conhecendo as proporções exatas dos elementos primordiais das substancias, poderiam recriá-las nas quantidades que desejassem. Durante muitos séculos, durante a idade média, muitos homens chamados alquimistas, acreditam que qualquer metal podia ser purificado e transformado em ouro através do fogo. A busca pela transmutação de metais em ouro foi feita através da tentativa e erro, ou seja, início de um método experimental.




Os alquimistas contribuíram para o desenvolvimento das ciências naturais. Fonte: http://www.historiadomundo.com.br



    É nesse contexto de desenvolvimento de um método científico, decadência do modelo dos 4 elementos fundamentais e da alquimia que Lavoisier, Proust, Dalton e outros cientistas contribuíram para o maior entendimento do modelo atômico. Além de retomar a ideia atomística de Leucipo e Demócrito na Grécia antiga.



Referências

[1] <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc16/v16_A06.pdf> acesso em: 12/10/2012.

[2] <http://www.quimlab.com.br/guiadoselementos/conceito_elemento.htm> Acesso em: 5/10/2012.





Nenhum comentário:

Postar um comentário