Modelo atômico de J.J. Thomson

DESCOBERTA DO ELÉTRON


Vídeo do e-química mostrando a descoberta do raio catódico, feita por Crookes e a descoberta do elétron, feita por J.J. Thomson.

    A descoberta da existência do elétron não ocorreu de um dia para o outro e nem de uma única vez, foi fruto do trabalho de milhares de cientistas empenhados em pesquisas sobre a estrutura da matéria. Essa descoberta foi um acontecimento que revolucionou tanto a química quanto a física. Atualmente sabemos que o elétron é uma partícula que possui carga negativa e que ele pode ser encontrado nos átomos que constituem toda e qualquer substância, mas a descoberta dessa partícula é relativamente recente; ocorreu no final do século XIX e foi resultado dos trabalhos desenvolvidos pelo físico inglês J. J. Thomson, quando ele se interessou pela pesquisa da natureza e propriedades de certas radiações, as quais na época eram conhecidas com a denominação de raios catódicos.


DESCOBERTA DOS PRÓTONS
  Em 1886, Eugen Goldsteins, utilizando um cátodo perfurado em ampolas semelhantes à de crookes, contendo gás a baixa pressão, 0,1 mmHg aproxidamente, pode observar um foco luminoso surgir atrás do cátodo, vindo da direção do ânodo.
Goldstein o denominou de raios anódicos ou rios canais.
    Os raios canais eram desviados para a placa negativa na presença de um campo elétrico externo à ampola. Possuem, portanto, carga positiva.
    De todos os gases empregados nas experiências, o hidrogênio era o que produzia raios canais com a menor massa e o menor desvio no campo elétrico. A essa parte elementar dos raios canais chamou- se prótons.


RADIOATIVIDADE
Fonte: http://queconceito.com.br/radioatividade
     Em 1896, o físico francês, Antoine Henri Becquerel, descobriu que certos materiais que contêm urânio emitem raios de grande poder de penetração, capazes até de impressionar um filme fotográfico lacrado.
Becquerel identificou através de diversas experiências que esse fenômeno envolve 3 tipos de raio, de características próprias, denominados de alfa, beta e gama.

  • Os raios alfa são partículas pesadas positivamente carregadas.
  • Os raios beta são partículas leves e negativamente carregadas.
  • Os raios beta gama são radiações eletromagnéticas.
    A descoberta da radiotividade revolucionou o meio científico, pois demonstrou- se que os átomos podem se decompor formando átomos diferentes ou seja, o átomo não é indivisível.

O MODELO ATÔMICO DE THOMSON
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/J._J._Thomson
    Joseph John Thomson, em 1898, baseado nas descobertas do elétron e da radioatividade, sugeriu que o átomo deveria ser formado por uma esfera positiva, na qual estavam "inscrustados" elétrons de carga negativa, de modo que a carga total fosse nula.

Modelo- "pudim de passas"


Referências
  1. Atkins, P.; Loretta, J; Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente, 2ª ed., Ed. Bookman, Porto Alegre, 2001.
  2. Canto, E. L.; Peruzzo, T. M.; Química na abordagem do cotidiano, Ed. Moderna, São Paulo, 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário